Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Microlicia subalata Wurdack CR

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 24-04-2014

Criterio: B1ab(i,ii,iii,iv)

Avaliador: Raquel

Revisor: Luiz Santos

Analista(s) de Dados: Luiz Santos

Analista(s) SIG: Thiago, Marcelo

Especialista(s): José Fernando Baumgratz


Justificativa

A espécie é endêmica do estado da Bahia (Romero & Woodgyer, 2014), restrita à porção sul da Chapada Diamantina, onde ocorre nos municípios de Érico Cardoso, na localidade de Água Quente e Rio de Contas, na localidade de Pico das Almas (CNCFlora, 2013). Desenvolve-se em vegetação de Cerrado e Caatinga, associada a fitofisionomias de Campos Rupestres, sobre solo arenoso e úmido, geralmente associada a gramíneas (Santos et al., 2009). Apresenta EOO de 17,11 km², e está sujeita a apenas uma situação de ameaça considerando-se a especificidade de hábitat na região de ocorrência. A mineração intensiva, o turismo insustentável e o aumento da frequência de incêndios (Braun, 2010) são importantes ameaças para a espécie na região, que implicam o declínio contínuo da EOO, AOO, da qualidade do hábitat e do número de subpopulações. Visto que não há registro da espécie em área protegida, e o único datado é de 1980, são necessários investimentos para busca de subpopulações, bem como para o planejamento e a implementação de ações necessárias a sua conservação e manutenção na natureza.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Microlicia subalata Wurdack;

Família: Melastomataceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Descrita em Phytologia 53(2): 125 (1983).

Distribuição

Endêmica do estado da Bahia, municípios de Érico Cardoso (Água Quente) e Rio de Contas (Pico das Almas); encontrada na porção sul da Chapada Diamantina, entre 1.000 m e 1.600 m de altitude (Santos et al. In Plantas Raras do Brasil; Giulietti et al., 2009; Romero & Woodgyer, 2014).

Ecologia

Caracteriza-se por arbustos de aproximadamente 1 m de altura, densamente ramificados; encontrados em Campos Rupestres, sobre solo arenoso e úmido, com muitas gramíneas (Santos et al., 2009).

Reprodução

Encontrada com flores e frutos entre janeiro e março (Santos et al., 2009).

Ameaças

3.2 Mining & quarrying
Incidência regional
Severidade high
Detalhes A região do Pico das Almas sofre com a mineração intensiva inclusive nas área contempladas pela Unidade de Conservação (Parque Natural Serra das Almas) (Braun, 2010).

7.1.1 Increase in fire frequency/intensity
Incidência regional
Severidade high
Detalhes Extensivas queimadas acometem a região do Pico das Almas, não só áreas protegidas pelo Parque Natural como também as regiões de amortecimento (Braun, 2010).

1.3 Tourism & recreation areas
Incidência regional
Severidade high
Detalhes O turismo insustentável é uma importante fonte de renda para a população local da região do Pico das Almas, e configura uma importante ameaça ao Parque Natural e áreas adjacentes por ser realizado de forma desordenada (Braun, 2010).

Referências

- ROMERO, R.; WOODGYER, E. 2014. Microlicia In Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. (http://reflora.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB9782).

- CNCFlora. 2013. Base de Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>.

- SANTOS, A.K.A.; MARTINS, A.B.; ROMERO, R.; SANTOS, A.P.M.; ALMEDA, F; BERNARDO, K.F.R.; KOSCHNITZKE, C.; GOLDENBERG, R.; REGINATO, M.; LEE, R.C.S.; RODRIGUES, W.A. Melastomataceae. In: GIULIETTI, A.M.; RAPINI, A.; ANDRADE, M.J.G.; QUEIROZ, L.P.; SILVA, J.M.C. Plantas Raras do Brasil. Belo Horizonte: Conservação Internacional; Universidade Estadual de Feira de Santana, 2009. pp. 263-279.

- Braun, R. 2010. Plano de Manejo do Parque Natural Serra das Almas. Instituto Iguaçu.

Como citar

CNCFlora. Microlicia subalata in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Microlicia subalata>. Acesso em .


Última edição por Lucas Moulton em 28/11/2014 - 18:55:15